sexta-feira, 1 de agosto de 2014

São Paulo: Liberdade & Praça da Sé

Em setembro do ano passado (2013) houve o show de uma banda japonesa - The GazzetE - que meu primo e meu amigo amam, eu não gosto da banda, mas abracei a oportunidade de ir para São Paulo, para conhecer mesmo um pedacinho dessa cidade enorme que até aquela data, eu não havia conhecido direito. Como na época ainda não tinha o blog, resolvi postar algumas fotos que tirei da "mini-viagem". Fiquei apenas um final de semana na cidade - já que o show era no sábado - mas foi o suficiente para me motivar a visitá-la mais vezes.


O bairro que conheci foi o bairro da Liberdade. Eu me apaixonei. Primeiro pelas lojinhas que existem lá, são tantas! E remetem tanto ao Japão. Eu ia de loja em loja com o coração apertado com saudade do país do Sol nascente. Observava os produtos alimentícios e conseguia sentir o sabor na boca e lembrava da época que eu podia saborear aquilo todos os dias se eu quisesse. (Morei no Japão por quatro anos, de 2004 até o comecinho de 2009).




A Liberdade é um pedacinho do Japão em São Paulo. Eu cresci no interior - em Araçatuba, SP - e vivi rodeada de calmaria, de viver sem pressa. Mas adorei a movimentação de São Paulo. Adorei a quantidade de pessoas na rua, a sua diversidade, os estilos. Adorei, mesmo, a vibe da capital paulista.

       

A cada loja que eu entrava, eu queria levar praticamente tudo, levar aqueles pedacinhos do Japão para casa, para ver se a saudade amenizava.
 



Era domingo e havia uma ferinha, cheia de artesanatos e objetos de cultura oriental. A minha tia - na foto - adorou.


Eu gosto de fotografar prédios e suas formas geométricas, me lembram as aulas de artes, perspectiva, linhas. Este prédio, aliás, é a visão da sacada do apartamento dos meus primos.


Ah, a Praça da Sé! A movimentação também é intensa - na verdade, acho que qualquer lugar de SP para mim terá movimentação intensa, já que estou acostumada com a calmaria do interior. No dia em que fui, estava tocando música alta e algumas pessoas dançando. Adorei presenciar aquilo, ver que as pessoas não se importavam com os olhares alheios, só dançavam. No interior isso é mais difícil de acontecer.


Gostei muito da arquitetura da Catedral da Sé, que remete muito ao estilo gótico - que, aliás, eu adoro.


O pouco que eu vi, já gostei o suficiente para criar o gosto de um dia querer morar nessa cidade tão viva. Em algum momento da minha vida, quem sabe. Uma coisa é certa: eu nasci para cidade grande, para a correria, a movimentação, as oportunidades.

Nos próximos anos, pretendo visitar outros bairros de São Paulo. Quais lugares vocês me indicam a conhecer?
Um beijo, 

Bru.

16 comentários:

  1. Quanta foto linda, Bruna!
    Eu AINDA não conheço São Paulo, mas sou doidinha pra conhecer. Com certeza
    o bairro da Liberdade será parada obrigatória quando eu for lá porque eu também morro
    de vontade de conhecer o Japão (e vou um dia quando cair muito dinheiro na minha conta bancária).
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. tenho tanta vontade de conhecer 'Liberdade', mas moro no RJ e por enquanto, inviável haha
    suas fotografias estão maravilhosas/ Eu amo lugar movimentado e barulhento. Eu e SP temos algo de especial, juntos k

    beijos do lukas - presentedegrego.net

    ResponderExcluir
  3. ahh como deu saudade de andar um pouquinho pela liberdade.. tive aí uma vez só, mas as memórias são óótimas. queria ir em dia de feirinha assim, é sempre legal pq qnd a gente se interessa por um produto logo os vendedores te dizem o significado e superstição <3

    ResponderExcluir
  4. Como não amar a Liberdade, né? To sentindo muito falta daí desde que voltei a morar no Rio. Ia muito lá comprar docinhos japoneses, cogumelos, temperos, comer naquela feirinha que tem nos finais de semana.. Muito bom!

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  5. Conheço SP não e sempre me bate aquela fobia da muvuca que deve ser lá. Mas esse post até me fez bater a curiosidade. Uma versão bem mais interessante de SP :)

    ResponderExcluir
  6. Que massa, Bruna. Não sabia que já tinha morado no Japão. Adoro aquele lugar! Conta pra gente um dia da experiência!

    As fotos tão lindas. A minha impressão de São Paulo (de quando visitei em 2010) é de que é tudo muito cinza. Suas fotos me mostraram bem o contrário.

    Bjos!!

    Rayana Almeida
    www.cafeereticencias.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que lugar e fotos lindas! Ainda pretendo visitar a Liberdade, todos sempre elogiam muito, ainda mais que sou apaixonada por essa cultura.

    E ah, obrigada pelo comentário no meu blog :3 Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi linda tudo bem?
    AHHHHHHHHHHHHHHHH você tem que voltar para ir em shows que gosta. Vem que te levo :) Acho que você ia gostar muito da paulista, consolação e augusta. Chegou conhecer essas ruas? Você ia adorar, eu amo lá.

    Ah você disse que adora os elogios que faço. Mais é pura verdade. É de coração, eu adoro aqui. Linda você desenha? Que faculdade você faz?

    Bom, amei as fotos que você tiou muito boas, acho que você deveria conhecer SP quase todas, se um dia vim de novo me avise que te levo para um tour \o.

    Beijo grande,

    Veja as últimas novidades do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Aumenta o som para Banda Test Drive.

    ResponderExcluir
  9. Ohhh que legal! Eu fui no show do GazettE o/ ok, ninguém perguntou. Mas eu amo passar na Liberdade e na Sé quando vou pra São Paulo <3 é tão lindo né?
    E não sabia que morou 4 anos no Japão! Como foi morar lá? sempre tive essa curiosidade, adoro a cultura japonesa <3

    Ah! suas fotos ficaram lindas, fiquei babando em cada uma e com uma super vontade de estar lá *-*

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  10. Amei as fotos, estou louca para ir à Sp em Dezembro ou Janeiro... Depende dos projetos aqui haha.
    Ahh me ajuda em uma coisinha? Como você deixa as fotos com esse aspecto de câmera analógica? Eu não sei fazer isso e tem fotos que super caem bem.
    É verdade que os artistas de rua finalmente podem vender seus trampos na praça, sem serem pegos pela policia? Eu ouvi falar, mas sempre esqueço de perguntar aos meus amigos haha.

    ResponderExcluir
  11. Não conheço essa região, quero muito ir


    Beijooos
    www.blogdress.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tbm adoro fotografar a simetria dos predios..
    Meu lugar favorito de São Paulo, é a Liberdade ^^

    Lindas fotos
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Saudades da época que eu ia direto na Liberdade. <3
    As fotos ficaram lindas.

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conseguir irar para Liberdade... Tenho muita vontade, vou comer muita comida asiática hehehe

    ResponderExcluir
  15. AHHH saudades desse lugar, Liberdade é demais mesmo né?! <3
    E como assim você morou no Japão?? Nossa, que amor! Meu sonho é conhecer esse país lindo desde que eu vi Sailor Moon/Pokemon/Sakura Card Captors pela primeira vez, hihihii
    Essa bala lemon aí é muito gostosa HAHAHA Tem aqui no Rio e já comi, é azedinha de início, mas bem docinha depois! :3

    Então sendo assim você é uma ótima guia pra ir na Liberdade porque deve saber o que é cada uma daquelas comidas né? Eu fiquei meio perdida HAHAHAHA Não comprei muita coisa por medo e porque eram meio caras heheheheh
    Amei suas fotos, lindas como sempre <3

    Beijos da Tabatha!
    http://www.naocontapraninguem.com
    http://www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conheço São Paulo, uma pena. Parece um lugar cheio de coisas legais pra conhecer. Já ouvi falar do Liberdade e esse seu post me despertou um interesse maior ainda. Amei as fotos e os lugares.
    beijos.

    lugaaraosol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir