Eu e minhas mudanças. Minhas mudanças e eu. Haha.
Esses dias eu me olhei no espelho e senti vontade de mudar algo. Não gosto de cair na mesmice e sempre tenho que mudar algo em mim. Olhei para os cabelos, vi que estavam enormes e que precisaria cortar as pontas... Espera, pontas. Foi aí que visualizei meu cabelo com as pontas roxas ou azuis. Resolvi, em um momento de impulso, que eu iria descolorir e pintar sozinha, porque sempre que fiz em salão, nunca sai completamente satisfeita. Vi alguns tutoriais na internet de como pintar o cabelo com anilina e/ou violeta genciana. Procurei em todos os lugares por anilina (aquela de pintar madeira, sabem?) e não encontrei. Fui atrás da violeta genciana e encontrei na primeira farmácia. Para quem não sabe, a violeta genciana é um antisséptico. Sim, eu usei um antisséptico para pintar o cabelo. Mas claro, só usei depois de pesquisar muito na internet tutoriais que ensinam como pintar e, olha, gostei muito do resultado.
Sobre o processo:
É tudo bem simples, na verdade. É recomendável pesquisar bastante na internet diversas formas de pintar, li muito e assisti a muitos vídeos - no final do post, colocarei alguns links que foram úteis para mim.
Para a violeta genciana pegar no cabelo é necessário descolorir. Descolori as pontas sozinha também, nunca havia feito isso antes, mas não é nada tão complicado. Vale lembrar que eu sou daquelas com o pensamento de que "cabelo cresce", portanto, não tenho medo de fazer nada com ele, nem mesmo sozinha.
Após a descoloração, misturei 1 colher de violeta genciana para 4 colheres de creme hidratante - que precisa ser branco, para que não tenha perigo de alterar a cor no cabelo. Fui misturando até ficar no tom que eu queria e apliquei nas pontas descoloridas. A quantidade é relativa, depende do tom de roxo que você quer, é mais por "olhômetro" mesmo.
A violeta genciana é muito usada também para quem quer platinar o cabelo. Como a minha intenção era deixar roxo, deixei a violeta genciana agir por mais tempo (mais precisamente, 2 horas).
Dicas:
- A violeta genciana mancha muito, use luvas, mas se manchar, nada que um álcool não resolva.
- Deixe o potinho da violeta genciana aberto por 24 horas, para que o álcool que existe nela saia, já que álcool não é bom para o cabelo.
- Um fato interessante é que quanto mais violeta genciana você acrescentar com o creme hidratante, mais um tom escuro de roxo ficará e conforme o seu cabelo for desbotando, ele passará por vários tons de roxo. Como eu pintei recentemente, não sei como ficará quando desbotar completamente, mas estou gostando muito dos tons de roxo.
- Hidrate muito os seus cabelos! Como todos sabem, descoloração agride muito! Inclusive, preciso hidratar o meu com mais frequência. Fica aqui uma nota to myself.
(Sim, tem uma mecha que não está roxa, foi porque eu não passei a violeta nessa parte mesmo! Haha)
Links úteis:
DIY: Como pintar seu cabelo de violeta genciana e azul de metileno.
Tutorial - Como pintar o cabelo com Violeta Genciana [VG]
Tutorial - Como pintar o cabelo com Violeta Genciana [VG]
Não sou nenhuma expert em cabelos e o post é apenas uma forma de demonstrar a minha experiência. Pesquise muito antes de fazer e vai na fé! Afinal... YOLO. E é nessa minha vibe you-only-live-once que eu faço a maioria das coisas que eu tenho vontade sem pensar muito. Fiz sozinha porque queria me aventurar e por falta de grana mesmo. Se você não quer arriscar, vá a um salão! As chances de dar certo são mil vezes maiores, claro.
That's it! Já fizeram algo no cabelo sozinhos? Se sim, me conte!
Um beijo,
Bru.